Através da declaração do imposto de renda você ajuda crianças e adolescentes a terem uma oportunidade de vida melhor

Através da declaração do Imposto de Renda, caso você tenha imposto devido, você pode optar por contribuir com parte dele para os projetos sociais da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova que atendem crianças e adolescentes.

É mais uma forma de ajudar aqueles que precisam de assistência social, proporcionando melhor qualidade de vida através do acolhimento, dedicação e carinho ofertados em nossos projetos, através de cursos, aulas de esportes e oficinas, aos que frequentam as unidades do CAC, PROGEN, Cia de Artes e Escola de Esportes.

Para contribuir com toda essa transformação é simples, a doação é feita diretamente na declaração pelo sistema da Receita Federal e o valor é descontado automaticamente. Você não pagará nada além do imposto devido, e 3% desse valor será destinado para esses projetos sociais.

Confira abaixo o vídeo com o passo a passo e as dúvidas mais frequentes:

1 – No programa de Declaração do Imposto de Renda da Receita Federal, vá até a ficha Doações Diretamente na Declaração – ECA e clique no botão “Novo”.

2 – Escolha o fundo “municipal”, selecione o Estado de “São Paulo”, “município” de Cachoeira Paulista, e informe o valor a ser doado. Não é necessário calcular, pois o próprio sistema indica o valor disponível para doação, que é de 3% do valor total devido.

3 – Em seguida, clique no botão “OK” para encerrar o preenchimento dos dados.

4 – Pague o DARF até a data limite. Fique atento ao prazo, que vai até 31 de maio. Lembrando que o Darf da doação, sai com o código da receita 3351, diferente do DARF do imposto devido, que sai com código 01;

5 – Tire uma foto do comprovante de pagamento do DARF, e envie uma mensagem no whatsapp para (12) 99133-4295 ou um email para social@cancaonova.com. Lembre-se de anexar a foto, informar que você escolheu o Conselho Municipal de Cachoeira Paulista-SP, e que deseja que o valor seja creditado à Canção Nova.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para social@cancaonova.com ou Whatsapp para (12) 99133-4295.

FAQ – DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA:

1 – Qualquer pessoa pode doar pelo Imposto de Renda?
Sim, é direito de todo cidadão destinar parte do seu imposto de renda para investir em projetos que assegurem a proteção integral da população infanto–juvenil pelo FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente). O valor doado, que deixa de cair na receita do governo, é compensado via isenção fiscal do IR.

2 – O que é o FUMCAD?
O Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) tem como objetivo financiar projetos que garantam os direitos da criança e do adolescente. Foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei 8069/90 no seu artigo 260 alterado pela Lei 12.594/2012 no seu artigo 87 e é vinculado deliberativamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O CNPJ do Fundo Municipal de Cachoeira Paulista é 18.620.890/0001-08.

3 – Qual o valor que posso contribuir?
Não é necessário calcular, pois o próprio sistema indica o valor disponível para doação, que é de 3% do valor total devido. Lembrando que do Imposto Devido, a pessoa deixa de pagar parte do imposto para o governo, mas precisa pagar o Darf referente a doação; então o valor que a pessoa terá que recolher será o mesmo, porém ela irá recolher parte como imposto e parte como doação;

4 – Qual é o valor de dedução?
A Pessoa Física (PF) poderá deduzir até 3% (três por cento) pela doação diretamente em sua Declaração de Ajuste Anual (Lei no. 12.594, de 18 de janeiro de 2012)

5 – Qual modelo escolher para fazer a doação pelo FUMCAD?
Este tipo de doação é válida somente para declarações no modelo completo.

6 – Eu precisarei pagar algum valor adicional para fazer a doação?
Não, a doação é feita diretamente do seu Imposto de Renda e não gera nenhum valor adicional para o doador. Lembrando que o Darf da doação, sairá com o código da receita 3351, diferente do DARF do imposto devido, que sai com código 01;

7 – Após o pagamento da DARF, para onde encaminhar o comprovante?
Tire uma foto do DARF, com o comprovante de pagamento, e envie uma mensagem no whatsapp para (12) 99133-4295 ou um email para social@cancaonova.com. Lembre-se de anexar a foto, informar que escolheu o Conselho Municipal de Cachoeira Paulista-SP, e que deseja que o valor seja creditado à Canção Nova.

8 – Para qual obra social é destinada a doação?
As doações destinadas ao Fundo Municipal de Cachoeira Paulista (CNPJ 18.620.890/0001-08) e direcionadas à Canção Nova, ajudarão diretamente o PROGEN (Projeto Geração Nova), CAC (Centro de Atendimento Comunitário), Cia de Artes e Escola de Esportes que oferecem cursos, aulas de música e artes, oficinas, esportes e cursos profissionalizantes para crianças e adolescentes, e trabalham para promover a restauração integral do ser humano por meio da vivência de valores nos âmbitos sociais, pessoais e espirituais.

9 – Quando faço a doação aparece o nome da Fundação João Paulo II ou da Canção Nova?
Não, as doações devem ser destinadas ao Fundo Municipal de Cachoeira Paulista, e após o pagamento do DARF, o comprovante deverá ser enviado para social@cancaonova.com ou Whatsapp para (12) 99133-4295.

10 – Qual é o passo a passo para a contribuição?
1º) No programa de Declaração do Imposto de Renda da Receita Federal, vá até a ficha Doações Diretamente na Declaração – ECA e clique no botão “Novo”.
2º) Escolha o fundo “municipal”, selecione o Estado de “São Paulo”, “município” de Cachoeira Paulista, e informe o valor a ser doado. Não é necessário calcular, pois o próprio sistema indica o valor disponível para doação, que é de 3% do valor total devido. CNPJ do Fundo Municipal de Cachoeira Paulista – CNPJ 18.620.890/0001-08.
3º) Em seguida, clique no botão “OK” para encerrar o preenchimento dos dados.
4º) Pague o DARF até a data limite. Fique atento ao prazo, que vai até 31 de maio.
5º) Tire uma foto do DARF, com o comprovante de pagamento, e envie uma mensagem no whatsapp para (12) 99133-4295 ou um e-mail para social@cancaonova.com. Lembre-se de anexar a foto, informar que você escolheu o Conselho Municipal de Cachoeira Paulista-SP, e que deseja que o valor seja creditado à Canção Nova.

11 – Qual o CNPJ do Fundo Municipal de Cachoeira Paulista?
O CNPJ do Fundo Municipal de Cachoeira Paulista é CNPJ 18.620.890/0001-08.

Últimas notícias

Ver mais notícias