19 de Janeiro – Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional

O profissional que atua com terapia ocupacional beneficia pessoas de todas as faixas etárias e que tenham alguma limitação ou incapacidade de realizar atividades do dia a dia, conectando pessoas ao que elas precisam fazer ou ao que elas querem fazer a partir das habilidades e limitações de cada um.
No Centro Médico Pe Pio, um projeto da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova, a atuação do Terapeuta Ocupacional acontece junto a área de Reabilitação, onde atende casos de pessoas que apresentam quadros neurológicos, ortopédicos de membro superior, transtorno de espectro autista, atraso no desenvolvimento infantil, dificuldade de aprendizagem, no brincar, na interação social, dificuldades de realizar as suas atividades de autocuidado, atividades domésticas e laborativas. Uma área de muita importância no desenvolvimento diário da pessoa.
Para relatar o lindo trabalho que é desenvolvido no Centro Médico e comemorar o dia mundial do Terapeuta Ocupacional, convidamos a Terapeuta Ocupacional Daniela Habiro a nos testemunhar o trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos 2 últimos anos com seus pacientes:

“Sou extremamente apaixonada pela Terapia Ocupacional e considero um presente poder falar um pouco da minha trajetória dentro da profissão!
Foi a partir de uma experiência que eu fiz com uma criança com deficiência física, num orfanato, fazendo voluntariado na escola. Ele conseguiu quebrar todos os meus preconceitos e tabus, olhando nos seus olhos e falando com ele, vi não um menino com deficiência, mas uma criança de 11 anos, com tudo aquilo que lhe é próprio dessa faixa etária. A partir de então, encontrei um sentido pra minha vida, queria ajudar outras crianças como ele.
Nunca tinha nem visto um terapeuta ocupacional na frente, mas folheando uma revista do guia do estudante, encontrei ali, uma profissão, a qual hoje me identifico demais. O que me chamou a atenção e foi determinante na minha escolha foi um desenho de uma criança cadeirante do lado, que logo me remeteu a criança que encontrei tempos antes.
Na época, eu pensei: “vou ser terapeuta ocupacional e através do cuidado de saúde aos mais pobres e necessitados, eu vou exercer a missionariedade, a qual me sinto chamada. Quero tratar todas as pessoas com dignidade, principalmente os doentes”.
Depois de algum tempo tudo que eu pedi a Deus se tornou a minha própria vida e a minha realidade: missionária da comunidade Canção Nova, terapeuta ocupacional do Centro Médico Padre Pio, morando em Cachoeira Paulista e atuando, quase que exclusivamente, com crianças.
Ouvi muitas histórias permeadas pelas mais diferentes realidades de alegrias, tristezas, dores, sofrimentos, perdas, medos… mas aprendi ali, que nenhum ato genuíno de qualquer pessoa que seja, ele jamais se repete. Portanto, se eu pude ver, ouvir ou tocar naquele ato, eu era a pessoa mais privilegiada do mundo! Interiormente, eu só podia agradecer a Deus, por ver verdadeiras transformações de vida. Todo ser humano é um lindo mistério!
Não eram só os pacientes a minha prioridade, mas toda a sua família. Nisso é que o Centro Médico acredita, a pessoa precisa ser vista não só por um diagnóstico, mas por tudo aquilo que a envolve. A pessoa é um todo (sua história, suas escolhas, seu ambiente, seus relacionamentos interpessoais, seus sentimentos, seu conhecimento, sua cultura, sua espiritualidade,…).
Trabalhar com as crianças, adolescentes, adultos, idosos e suas famílias, no Centro Médico Padre Pio, transformou a minha vida. A gente até pensa que vem contribuir com algo na vida do outro, mas é a gente, os primeiros a saírem enriquecidos!

Feliz Dia do terapeuta ocupacional, querido colega!
A sua missão é muito importante!
Que Deus abençoe e frutifique o seu trabalho!”

Daniela Habiro
Terapeuta Ocupacional
Missionária da Comunidade Canção Nova

Últimas notícias

Ver mais notícias